Forum Ti Amo Sporting
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum Oficial do Blogue Ti Amo Sporting


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Luís Figo - Bola de Ouro

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Luís Figo - Bola de Ouro Empty Luís Figo - Bola de Ouro Sáb Nov 05, 2011 5:55 pm

JCCD



Luís Figo - Bola de Ouro Figo

Luís Filipe Madeira Caeiro Figo
Data de Nascimento: 4 Novembro, 1972
Naturalidade: Almada, Portugal
Altura: 1, 80 m
Peso: 75 kg
Posição: Médio

Jogador com uma extraordinária capacidade técnica, que aliada ao seu grande poder físico e à sua forte personalidade, enorme ambição e total dedicação à profissão, o tornou num dos melhores futebolistas da sua geração, com uma carreira ímpar e recheada de grandes vitórias.

Oriundo de “Os Pastilhas", um pequeno clube de bairro da zona da Cova da Piedade, Figo chegou ao Sporting Clube de Portugal com 13 anos e rapidamente passou a fazer parte das Selecções Nacionais orientadas por Carlos Queirós, somando internacionalizações em todas as categorias das camadas jovens, e sagrando-se Campeão Europeu de sub 17 em 1989, e Campeão Mundial de sub 20 em 1991.

A 1 de Abril de 1990 com apenas 17 anos, foi lançado por Raul Águas na equipa principal do Sporting, num jogo frente ao Marítimo, mas só na época de 1991/92 com Marinho Peres no comando, é que se impôs definitivamente como titular, chegando então à Selecção principal. Desse primeiro jogo, Figo recorda:

"Já pensava que não ia entrar quando o mister deu ordens para que fosse aquecer. Não fiquei muito nervoso. Levantei-me do banco. Comecei a correr junto à linha lateral e, a 3 minutos do fim, entrei a substituir o meu companheiro Marlon. O meu sonho tinha-se tornado realidade. Eu que em criança saía mais cedo de casa para ver os treinos, já estava ali, a jogar com eles, diante de 15 mil espectadores."

Com a chegada de Carlos Queirós ao Sporting, explodiu definitivamente e tornou-se numa das maiores figuras da equipa, sendo desejado pela maioria dos grandes clubes da Europa, de tal forma que Sousa Cintra já não foi a tempo de lhe renovar o contrato e ele acabou por ir para o Barcelona, depois de ser impedido de jogar em Itália, por ter assinado ao mesmo tempo pelo Parma e pela Juventus. Tinha na altura 22 anos de idade, e totalizava 158 jogos ao serviço dos Sporting, nos quais marcou 23 golos. Curiosamente, o último jogo com a camisola verde e branca foi contra o Marítimo, que já "apadrinhara" a sua estreia: vitória por 2-0 na Final da Taça de Portugal, a 10 de Junho de 1995.








Fontes:
http://www.forumscp.com/wiki/
http://www.fundacaoluisfigo.pt






Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos